quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Porta do Inferno - Canto III da Divina Comédia de Dante Alighieri

Este canto mostra-nos a entrada dos infernos. Na qual Virgilio tem de entrar para pagar os seus pecados.




Nesta imagem podemos ver Dante e Virgilio à entrada dos infernos. No alto da entrada deste estavam escritas estas palavras:


POR MIM SE VAI À CIDADE DOLENTE,

POR MIM SE VAI À ETERNA DOR ,

POR MIM SE VAI À PERDIDA GENTE.


JUSTIÇA MOVEU O MEU ALTO CRIADOR,

QUE ME FEZ COM O DIVINO PODER,

O SABER SUPREMO E O PRIMEIRO AMOR.


ANTES DE MIM COISA ALGUMA FOI CRIADA

EXCETO COISAS ETERNAS, E ETERNA EU DURO.

DEIXAI TODA ESPERANÇA, VÓS QUE ENTRAIS!
Estas palavras são muito fortes, provocam um certo medo para quem as lê, e talvez um arrependimento dos erros que cometeram. Que ao entrar neste inferno terá uma estadia eterna, e para deixar toda a esperança, pois nunca mais verão outra coisa à sua frente que não o inferno.

Sem comentários:

Enviar um comentário